Certa vez, durante um
treinamento para vendedores, o palestrante começou sua apresentação da seguinte
maneira.
Ele levantou uma nota
de R$ 50,00 e perguntou: “Quem quer esse dinheiro?”, aos poucos e, timidamente,
diversas pessoas levantaram seus braços indicando que desejavam aquele dinheiro.
De repente, quase todos nós estávamos com os braços erguidos e ele continuava
lá, no palco e imóvel com aquele dinheiro na mão.
Foi aí que uma moça se
levantou da plateia, caminhou até o palco e tentou pegar o dinheiro das mãos do
palestrante. Antes de entregar o dinheiro, ele sorriu e perguntou por que ela
havia feito aquilo, ela lhe respondeu: “Por que queria esse dinheiro”.
Ele enfim começou sua
apresentação dizendo: “Sucesso como vendedor depende principalmente de atitudes
como a dessa moça; para ganhar dinheiro como vendedor, você precisa tirar a
bunda da cadeira” e concluiu:
“Você precisa tirar sua bunda da cadeira. Seja para ser um bom vendedor ou, seja para ir embora! Porque se não estiver disposto a sair da zona de conforto, o sucesso na área de vendas não é para você!”
Na sequência, ele
levantou outras cinco notas de R$ 50,00 e repetiu a pergunta. Dá para imaginar
a quantidade de gente que correu em direção àquele palco.
Observe que aquela moça
que levantou da plateia para conquistar os R$ 50,00 representa o profissional auto
motivado, ou seja, aquele vendedor que queremos ter em nossas equipes. Já a turma que só “tirou
a bunda da cadeira” quando soube que poderia ganhar a recompensa representa o
grupo de vendedores influenciáveis, cujos resultados são medianos.
Notou alguma semelhança?
Vamos falar delas:
- Profissionais auto motivados sempre estão em menor número na nossa equipe, mas, a atitude deles, serve como inspiração para os demais vendedores da equipe;
- A maior parte da equipe é composta por profissionais que dependem de estímulos para sair da zona de conforto.
Vale mencionar que o
termo quero motivar minha equipe, muitas vezes, é utilizada para
expressar objetivos como: “desejo fazer o pessoal bater a meta do trimestre” ou,
ainda, “precisamos reverter essa queda no faturamento” fica mais fácil perceber
que as recompensas exercem forte influência na atitude dos seus vendedores.
Quando a empresa oferece
recompensas aos profissionais que se esforçam e superam metas, ela está dando
um claro recado ao time de vendas: Nós acreditamos na sua capacidade e,
acredite, esse reconhecimento é fundamental para tirar bons profissionais da
zona de conforto.
CONHEÇA RECOMPENSAS QUE
MOTIVAM VENDEDORES
PREENCHA OS CAMPOS
ABAIXO
Integração - Mail2Easy PRO
Por fim, vale informar que a legislação sobre prêmios de produtividade foi alterada pela reforma trabalhista. Agora as empresas podem oferecer recompensas aos seus funcionários com segurança jurídica. Para acessar a nova lei trabalhista, acesse aqui!
Tirar bons profissionais
da zona de conforto é um dos principais benefícios que os incentivos trazem às
empresas e, além disso, você terá engajado seus vendedores com as recompensas
que transformam a atitude e os resultados da força de vendas das empresas.
Portanto, para motivar sua equipe à produzir resultados maiores e melhores, uma boa iniciativa é medir a produtividade à partir de indicadores de desempenho. Você pode conhecer as principais métricas de avaliação nesse artigo.
Portanto, para motivar sua equipe à produzir resultados maiores e melhores, uma boa iniciativa é medir a produtividade à partir de indicadores de desempenho. Você pode conhecer as principais métricas de avaliação nesse artigo.
Por fim, vale informar que a legislação sobre prêmios de produtividade foi alterada pela reforma trabalhista. Agora as empresas podem oferecer recompensas aos seus funcionários com segurança jurídica. Para acessar a nova lei trabalhista, acesse aqui!
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